A ozonioterapia corporal é um procedimento que vem sendo cada vez mais difundido no âmbito da estética. Isso ocorre pelo fato dessa técnica ser capaz de desencadear efeitos consideráveis nos cuidados com o bem-estar e saúde das pacientes.
Esse tratamento, também chamado de terapia de gás, consegue cuidar de problemas de respiração, evitar os efeitos do envelhecimento na pele, reduzir estrias, combate de bactérias, entre outros benefícios. Tudo pode ser feito por meio da mistura de oxigênio com ozônio, administrados no paciente.
Neste post, você vai entender de fato o que é a ozonioterapia corporal, quais são os seus principais benefícios, para quem o procedimento é indicado, qual profissional pode aplicar, entre outras informações. Continue com a gente e boa leitura!
O que é ozonioterapia corporal?
Ozonioterapia é um procedimento que usa o ozônio medicinal para tratar diferentes tipos de doenças e sintomas. Para isso, esse tipo de ozônio específico pode ser aplicado por várias vias, como subcutânea, intramuscular, intravenosa ou tópica.
O ozônio medicinal é gerado após uma mistura de oxigênio e ozônio em diferentes proporções, dependendo do objetivo para a qual ele será usado.
Além de tratar a pele fazendo com que ela fique mais bonita, esse procedimento também é responsável pela redução de medidas, já que quebra a membrana da célula de gordura, sendo usada no tratamento da gordura localizada e celulite.
Quais são os benefícios para o corpo?
Entender quais são as vantagens proporcionadas pela ozonioterapia, é fundamental no momento de decidir qual será o procedimento mais adequado para determinada situação. Veja a seguir os principais benefícios que esse tratamento estético pode causar.
Combate bactérias e germes
O tratamento com gás ozônio contribui evitando complicações de saúde geradas por bactérias, germes e outros invasores no organismo.
Logo, fazer a ozonioterapia é uma maneira de evitar infecções, principalmente para processos de cicatrização depois de cirurgias. Até mesmo para uma situação de infecção já instalada, esse tipo de procedimento de gás é benéfico, já que tem fungicida e ação bacteriana.
Evita e reduz dores no corpo
Problemas de saúde como reumatismos, fibromialgia, inflamações musculares, artrite, entre outros, são responsáveis por intensas dores musculares e ósseas. Além dos analgésicos combinados com tratamentos de fisioterapia, a ozonioterapia é capaz de combater esses tipos de males.
O método que tem como agente principal o gás ozônio, tem efeito analgésico e trabalha no organismo diminuindo as dores locais e impedindo que elas se potencializem com o passar do tempo.
Atua na recuperação dos tecidos
O gás ozônio é um ótimo aliado quando se fala em tratamentos estéticos, sem causar riscos. Desse modo, ele contribui na recuperação de tecidos, até mesmo cartilagens, que acabam se desgastando com o envelhecimento, o que diminui bastante a qualidade de vida.
Diminui as estrias
As estrias podem aparecer em maior ou menor intensidade na pele de alguém, a depender de vários contextos. Entre eles estão ganhar peso e emagrecer com frequência, ter uma má alimentação, ser sedentário, engravidar.
Para todas essas situações, recorrer a ozonioterapia corporal proporciona bons resultados na diminuição das estrias em diferentes regiões do corpo. Principalmente nas coxas e barriga, onde elas costumam aparecer com mais frequência.
Ajuda em tratamentos capilares
O gás de ozônio aumenta a vascularização do tecido, algo que está ligado ao crescimento de cabelo. Dessa forma, a ozonioterapia é muito eficaz para pessoas que estão com queda capilar pelo avanço da idade ou por estresse e variações hormonais.
Além de ajudar os cabelos a crescerem, o gás ozônio contribui com o seu fortalecimento, gerando mais brilho aos fios e impedindo que eles fiquem ressecados.
Disfarça marcas e manchas na pele
Manchas naturais ou provocadas por queimaduras e outros motivos, podem ser camufladas por meio da ozonioterapia. O gás ozônio atua na área com a marca, fazendo o equilíbrio entre a cor natural da pele e o tom do local.
Optar por esse procedimento é também uma forma de renovar a satisfação e a autoimagem com o próprio corpo. Ou seja, é uma ótima solução para pessoas que sofrem com manchas resultantes de problemas de pele e queimaduras.
Ajuda no tratamento da acne
A acne é um problema que tem diferentes níveis, porém, causas em comum. Por exemplo, uma pele bastante oleosa e o consumo constante de alimentos com alto grau de gordura. Isso causa espinhas não só no rosto, mas área peitoral e até mesmo nas costas.
Um dos tratamentos dermatológicos para esse tipo de problema de pele é utilizar pomadas específicas e cremes, que devem ser prescritos somente pelo seu médico.
No entanto, uma forma de ajudar no tratamento contra a acne é realizar a ozonioterapia. Esse procedimento ajuda a diminuir a possibilidade de aparecer espinhas e cravos no corpo.
Para quem o procedimento é indicado?
A ozonioterapia corporal é indicada para pessoas com problemas de cicatrização, inflamatórios, respiratórios, de imunidade e também olheiras, estrias, celulite, gordura localizada e flacidez.
Lembrando que a ozonioterapia não deve ser aplicada em mulheres grávidas ou que estejam amamentando, crianças, pessoas com intoxicação alcoólica, pessoas com doenças cardíacas, com hipertireoidismo, com doença de procedência autoimune ou problemas sanguíneos.
Qual profissional pode aplicar?
Para assegurar que você não seja exposto a nenhum procedimento adverso, é fundamental saber qual profissional pode fazer a aplicação da ozonioterapia.
Sendo assim, somente profissionais como médicos, biomédicos estetas, dentistas, fisioterapeutas, e enfermeiros estetas e farmacêuticos estetas poderão exercer atividades que envolvem a ozonioterapia.
Contudo, todos esses profissionais têm suas próprias regras e seu próprio código de ética quanto à aplicação. Ou seja, cada profissional deve procurar o seu conselho de classe e entender qual a carga horária mínima de cursos sobre o tema a deixa apta a aplicar o procedimento.
Dessa forma, podemos concluir que a ozonioterapia corporal é um tratamento recente e que a cada dia tem apresentado mais descobertas de benefícios para o corpo. É um procedimento seguro, desde que realizado por clínica de estética capacitada para aplicá-la, conseguindo aliar efeitos positivos de saúde e estética.
Gostou deste conteúdo? Então, aproveite e conheça mais sobre o tratamento aplicado pela GIOlaser agora mesmo!
Dicas da GiO