O tempo está passando e você ainda não sabe como criar uma rotina de beleza? Saiba que, se começar a cuidar de si a partir de agora, poderá manter a sua pele e o seu rosto perfeitos nos próximos anos. Para isso, é preciso simplesmente aprender algumas rotinas de beleza diárias.
Você deverá não só praticar atividade física e cuidar da alimentação, como também ter o hábito de tomar certos cuidados com a sua pele. O segredo para o sucesso e um resultado extraordinário é ser consistente.
Neste post, você vai conhecer 6 dicas valiosas de como criar uma rotina de beleza prática para adotar no seu dia a dia. Continue com a gente e boa leitura!
1. Realize a limpeza facial diária
Pele seca, oleosa, mista ou normal, cada uma requer cuidados específicos na rotina de beleza. Por isso, antes de escolher os produtos, é importante saber qual é o seu tipo de pele. Portanto, independentemente disso, existem alguns cuidados que servem para todos eles, como os seguintes.
Higienização
Todos os dias, é natural que a pele passe por um processo de descamação. Por isso, é necessário facilitar a reposição das células novas. Dessa forma, ela consegue respirar e ficar mais equilibrada e saudável.
Sendo assim, utilize um sabonete específico para o seu tipo de pele e lave o rosto pelo menos uma vez ao dia. Se você tem o costume de usar maquiagem, lembre-se desta prática: invista em um bom demaquilante para conseguir tirar todo o produto do rosto.
Hidratação
Está totalmente enganado quem pensa que não há necessidade de hidratação em pele oleosa. A ausência desse procedimento intensifica a renovação celular e o envelhecimento da pele. Além disso, a hidratação possibilita mais luminosidade, maciez e viço à pele, sem contar que ela protege contra agentes externos como poluição, frio e vento. Não tenha medo de investir!
Protetor solar
Outro cuidado fundamental que você deve ter na sua rotina de beleza é o uso do protetor solar. Esse produto garante que a pele fique protegida dos raios UVB e UVA, que geram sardas, pintas, manchas e até câncer de pele. Por isso, antes de sair de casa, até mesmo em dias sem sol, lembre-se de passar o protetor solar. Carregue um frasco com você na mochila ou bolsa para ajudar nesse hábito.
2. Mantenha uma alimentação saudável
Além da higienização, da hidratação e do protetor solar, é fundamental manter uma alimentação saudável, caso você queira melhorar a aparência da sua pele. Portanto, aposte em verduras e frutas, já que contribuem com eliminação de toxinas.
Um bom exemplo são as cerejas, as maçãs e as laranjas. Essas são frutas essenciais contra a “pele casca de laranja”. Além disso, uma ótima ideia é consumir sumos de verduras como citrinos, feijão verde ou espinafres que tenham vitamina C.
Você também pode reduzir o consumo de massas, cereais, farinhas e açúcar, além de aumentar hidratação, bebendo bastante água. Se possível, beba mais de um litro e meio por dia.
3. Hidrate os cabelos com frequência
Assim como a pele, os cabelos podem variar dependendo da mulher. Logo, produtos específicos devem ser priorizados, a depender de seu tipo: crespo, liso, oleoso, seco, com química.
Da mesma maneira, a frequência com que os cabelos devem ser lavados muda conforme seu tipo, as atividades praticadas, onde você mora, clima da região e assim por diante. Contudo, alguns cuidados são gerais:
- não durma com o cabelo molhado;
- sempre antes de usar secador ou chapinha, aplique um protetor térmico;
- use óleos vegetais nas pontas e/ou no comprimento depois de lavar (semente de uva e rosa mosqueta são ótimas opções);
- penteie com calma para não quebrar os fios e, aos poucos, desembarace.
4. Faça atividades físicas
Caso você comece a praticar exercícios físicos antes de chegar aos 30 anos de idade, conseguirá prevenir algumas patologias no futuro, como a obesidade e a osteoporose.
A maioria das mulheres com mais de 40 anos são afetadas por esses dois problemas. Então, tente encontrar o esporte ou exercício com que mais sente satisfação, para que não o abandone em momentos de aborrecimento.
Por exemplo, bicicleta, caminhar ou correr, footing, padel e até mesmo zumba, caso seja algo que dê prazer a você. Para essa idade, o ideal é o exercício aeróbico para continuar em forma. Porém, é necessário que ele seja constante, ou seja, deve ser praticado todos os dias, por pelo menos 30 minutos.
5. Aposte em cremes
Em relação aos cremes, eles devem variar conforme a estação do ano, já que a pele não está igual no verão e no inverno. Nas estações mais frias, é recomendável usar produtos mais gordurosos que hidratem, além de protegerem das baixas temperaturas. Entretanto, no verão, invista em cremes mais leves, que impedem o excesso da oleosidade.
Ao se aproximar dos 30, começam a surgir as primeiras rugas de expressão. Para que você consiga evitá-las, aplique diariamente cremes para hidratação que não contenham gordura. Busque cremes ricos em vitaminas C e E, já que eles têm antirradicais livres e propriedades antioxidantes.
Invista também em um creme anti-idade para usar nas primeiras linhas de expressão. É importante que ele se adéque ao seu tipo de pele para evitar outros problemas cutâneos, como vermelhidão ou borbulhas.
6. Tenha atenção com o sol
Mesmo que você adore ficar tomando aquele sol escaldante durante horas, evite os raios solares, principalmente entre as 10h e as 16h. Nesse horário, a radiação do sol é bem mais perigosa.
A verdade é que, se você não se proteger contra o sol todos os dias, naturalmente a sua pele ficará submetida a um risco de envelhecimento constante. Assim como dissemos no início deste texto, antes de sair de casa, tenha o costume de usar um protetor solar com proteção altíssima, como um de fator 50.
Além disso, lembre-se de aplicar no decote e no pescoço, já que essas zonas exigem muito mais atenção que o resto do corpo. Sendo assim, todos os produtos que decidir aplicar no rosto, aplique também no decote e pescoço.
Por fim, considerando as informações abordadas, podemos perceber que manter uma rotina de beleza é fundamental para uma pele radiante e saudável, além de evitar o câncer de pele, o envelhecimento precoce e a obesidade.
Gostou deste conteúdo? Aproveite e leia também 6 dicas para você fazer uma hidratação facial impecável!
Dicas da GiO