As sardas no rosto são manchinhas escuras que aparecem nas mãos, braços, busto, ombros, pescoço e rosto. De maneira geral, elas aparecem em pessoas ruivas e de pele clara, com predisposição genética para desenvolvê-las. Enquanto elas são um verdadeiro charme para algumas, para outras mulheres podem ser um incômodo.
Mesmo sendo benignas, é muito importante estar atento a elas e tomar alguns cuidados para deixá-las sempre bonitas. Com mudanças de hábitos diários e o uso de cosméticos adequados para a pele é possível manter o rosto mais hidratado e com um aspecto saudável.
Ficou interessada e quer conhecer as principais dicas de como cuidar das sardas no rosto? Então, confira o nosso post. Boa leitura!
1. Passe protetor solar diariamente
Como uma das causas principais do surgimento das sardas é a exposição excessiva ao sol, o maior cuidado é aplicar protetor solar todos os dias. Isso auxilia a evitar outros tipos de manchas, além de insolação, queimadura, envelhecimento precoce e flacidez.
Logo, utilize o produto inclusive em períodos nublados. A eficácia do filtro solar está relacionada à dosagem certa que deve ser aplicada sobre a pele do rosto, considerando o tipo de derme.
Para isso, dê preferência para aqueles com FPS 30 ou superior para garantir uma ampla proteção, principalmente contra a radiação UVA. A reaplicação deve ocorrer a cada 2 horas ou sempre que estiver exposta ao sol em horários muito quentes.
2. Adote uma rotina de cuidados de acordo com o seu tipo de pele
Outra dica para manter as sardas sempre saudáveis é adotar uma rotina de cuidados regrada, com hidratantes e produtos de limpeza adequados para o seu tipo de pele. Sabia que até quem tem a cútis oleosa deve mantê-la hidratada? Nesse caso, é importante optar por cremes e sabonetes de limpeza com toque seco.
Quem mora em um lugar com grandes índices de poluição, deve redobrar os cuidados, pois há uma formação maior de moléculas tóxicas que envelhecem a pele. Portanto, use cosméticos específicos e ideais para o rosto. Além disso, uma ótima alternativa é utilizar os produtos de cuidados após o banho e antes de dormir, nas áreas do rosto que apresentam sinais de ressecamento.
3. Passe um BB Cream
De modo geral, as sardas surgem escuras no verão e, durante o inverno, tendem a clarear ou desaparecer, já que a pessoa se expõe menos ao sol. Para quem deseja disfarçá-las, uma boa dica é apostar no BB Cream, um produto que reúne benefícios como proteção, uniformização e hidratação.
Esse dermocosmético é uma ótima alternativa, já que apresenta uma cobertura leve e que consegue uniformizar a tonalidade da face, disfarçando as sardas de um modo mais natural. Outra vantagem é que o produto contém FPS, que é fundamental para quem sofre com as manchas. Existem vários tipos no mercado e, para isso, opte por um que tenha baixa cobertura e fórmula leve.
4. Faça peeling químico
O peeling químico é uma boa opção para quem deseja clarear as sardas. O tratamento é feito a partir de aplicações de ácidos sobre a derme, retirando camadas danificadas por meio da descamação. No caso de quem sofre com as manchas, a técnica é superficial, sendo uma ótima alternativa para clareá-las e retirar marcas de rugas e acnes.
O processo se inicia com a limpeza da cútis para tirar o excesso de poluentes e oleosidade. Com olhos e cabelos protegidos, uma solução de ácidos é aplicada, o que faz com que a pele descame e, com isso, há a renovação celular, produzindo uma nova camada de derme.
5. Aposte na radiofrequência facial
A radiofrequência facial vem ganhando destaque pela eficiência dos resultados, já que o procedimento é feito por meio de uma técnica indolor, segura e não invasiva. Ela é feita por meio de um aparelho que emite ondas eletromagnéticas que produzem calor.
A alta temperatura tem como resultado a agitação de moléculas de água que ultrapassam a resistência da derme. Com isso, o colágeno existente sofre um efeito tensor e novas fibras são criadas, o que auxilia a diminuir as sardas do rosto, além de deixar a pele esticada, bonita e com viço. O ideal é que sejam feitas 4 sessões, com um intervalo de 15 dias.
6. Escolha o peeling ultrassônico
O peeling ultrassônico permite que a pele se renove, auxiliando a suavizar as sardas. Esse procedimento rejuvenescedor, nutritivo e regenerador proporciona viço e equilíbrio à pele por meio de técnicas de tonificação, nutrição, hidratação e esfoliação.
Nesse caso, uma corrente ultrassônica entra em contato com a cútis em várias etapas, promovendo uma limpeza profunda e a eliminação de células mortas, gerando a produção de colágeno e elastina, além da renovação celular. O peeling ultrassônico não gera dor e não agride a pele, pois não causa vermelhidão e descamação. Portanto, a paciente fica mais confortável para retornar às suas atividades diárias.
7. Faça esfoliações
A esfoliação é um ótimo tratamento para quem tem sardas no rosto. Essa técnica elimina células mortas que se acumulam na camada superficial da derme, impedindo que ela se regenere. Além de melhorar a aparência das manchas, o procedimento potencializa a absorção dos hidratantes.
Para fazer a esfoliação de modo correto, é necessário seguir alguns passos. A primeira etapa é escolher um esfoliante adequado e de qualidade. Portanto, opte por aquele que tenha mecanismo duplo: esfoliação física, que retira as células mortas, e esfoliação química, estimulando as atividades celulares. Tudo isso proporciona uma ótima esfoliação, que uniformiza a textura e previne o surgimento de cravos.
8. Evite produtos clareadores diretamente sobre as sardas
O uso de cosméticos clareadores pode amenizar a intensidade das sardas. No entanto, o ideal é evitar o uso desses produtos sem a orientação de um dermatologista. Portanto, antes de adquiri-los, marque uma consulta com um profissional especializado que poderá indicar a melhor opção para você.
Agora que você já sabe como deixar as sardas no rosto mais bonitas e saudáveis, lembre-se de adotar uma rotina de cuidados, dando preferência ao protetor solar, hidratantes e tratamentos estéticos. Caso contrário, a pele pode ficar ressecada e a quantidade de manchas aumentar.
Gostou do post e quer complementar a sua leitura? Então, conheça 6 cuidados na rotina skincare que fazem toda diferença!
Dicas da GiO